top of page

I CONBRAF

O "I Congresso Brasileiro de Fitossanidade - I Conbraf" foi realizado de 13 a 15 de julho de 2011 no Câmpus da UNESP de Jaboticabal – SP.

O I Conbraf teve como objetivos difundir conhecimentos, complementar a formação e promover a troca de informações e experiências entre profissionais, produtores e estudantes, sobre os aspectos da fitossanidade no Brasil e no mundo; correlacionando as áreas de: manejo integrado de problemas fitossanitários; modelos para tomada de decisão; controle químico, mecânico e biológico; tecnologia de aplicação de produtos fitossanitários; ecotoxicologia, resíduos, segurança ambiental e alimentar; formulação de produtos fitossanitários; e a fitossanidade e a transgenia. Visto que, as ações fitossanitárias sobre sistema integrado de produção e de pragas, áreas livres, rastreabilidade, monitoramento e dispersão são algumas abordagens utilizadas para obtenção de produtos de qualidade.

O programa e palestrante do I CONBRAF foram: "A Questão Fitossanitária para o Brasil" Sr. Gilberto Oliveira do Val MAPA; “Demanda estratégica por produtos seguros” Gerard Antonius Eysink – Grupo Carrefour; "Produção Integrada de Olerícolas - Situação e Perspectivas" Marcos Vinícius de Miranda Martins - CPIA/DEPROS/SDC/MAPA; "Produção Integrada de Frutíferas - Situação e Perspectivas" José Eudes de Morais Oliveira – EMBRAPA - Semiárido; "Produção Integrada de Culturas Anuais - Situação e Perspectivas" Sr. Marcus Vinícius de Miranda Martins – MAPA, "A Fitossanidade no novo cenário ambiental mundial" José Maurício C. Fernandes - Centro Nacional de Pesquisa de Trigo / Embrapa; "Modelos matemáticos para tomadas de decisão - ESALQ-USP" José Vicente Caixeta Filho - Depto. de Economia, Administração e Sociologia da ESALQ/USP; "Adequações em função de mudanças em sistemas de produção - o caso da “cana sem queima”" Enrico De Beni Arrigoni - CTC – Centro de Tecnologia Canavieira; “Formulação de produtos fitossanitários” pela Sra. Poliana Aleixo, Coordenadora de Desenvolvimento de Formulações na Oxiquímica Agrociência Ltda.Tatiana Bessa; "Ação de adjuvantes no Tratamento Fitossanitário" Per Nielsen Kudsk - Aarhus University, Dinamarca;  Avanços Recentes na Tecnologia de Aplicação de Produtos Fitossanitários" Fábio Henrique Rojo Baio – UEMS; "Ecotoxicologia e Segurança Ambiental" Sra. Tamara Guindo Messias, do Centro de Energia Nuclear na Agricultura - CENA/USP; "Legislação e Segurança do Trabalhador" Rosemary Dutra Leão - Ministério do Trabalho e do Emprego; "Qualificação Profissional de Operadores de Equipamentos" Hamilton Humberto Ramos - IAC/APTA; "A Fitossanidade no Contexto do Cultivo de Plantas Transgênicas" Eugênio Ulian – MONSANTO; "Perspectiva e Implicações Econômicas para a Fitossanidade no Brasil"José Otávio Menten - ESALQ/USP; "Fitossanidade e Sustentabilidade Mundial por Produtos Agropecuários – FCAV/UNESP" Wagner Cotroni Valenti – FCAV/UNESP.

Houve intensa discussão técnica e cientifica sobre a questão da fitossanidade no Congresso, com a finalidade de trabalhar para a sustentabilidade nacional e para a produtividade, entendendo e respondendo à responsabilidade estratégica do suprimento de alimentos e de bens como madeira, borracha, estratos medicinais, bioenergia, entre outros, em quantidade e qualidade adequadas às necessidades mundiais agora e do futuro.

Os Anais do  I CONBRAF foi produzido na forma de mídia eletrônica (CD-ROM). A publicação produzida seguiu as normas da ABNT e encontra-se devidamente registrada com o ISSN 2236-7195. Nos Anais constam 209 resumos expandidos dos trabalhos apresentados. Nos Anais também constam uma seção onde os palestrantes inseriram textos originais relativos à temática de sua palestra.

Participaram do I CONBRAF alunos de graduação, alunos de pós-graduação, professores, pesquisadores, produtores rurais, profissionais liberais e alunos de nível técnico  ligados a agricultura. Os congressistas vieram dos estados da Bahia, do Espírito Santo, de Goiás, de Minas Gerais, do Mato Grosso do Sul, do Pará, do Piauí, do Paraná e de São Paulo. Foram 212 participantes. Portanto, os resultados foram expressos numa semana produtiva e de grande sucesso.

II CONBRAF

O II Congresso Sobre Fitossanidade -II CONBRAF- foi realizado na FCAV/UNESP – Câmpus de Jaboticabal, no período de 31 de julho a 02 de agosto de 2013 . O evento foi uma realização do Departamento de Fitossanidade da FCAV/UNESP, que tem como missão realizar, adaptar  e divulgar pesquisas, encaminhando soluções para problemas fitossanitários, bem como a formação de pessoal qualificado, através de bolsas de estudo (iniciação científica), estágios a alunos de Graduação e dos programas de Pós-Graduação - Área de Concentracão em Agronomia: Entomologia Agrícola e Produção Vegetal as quais seus docentes estão vinculados.

A Programação e os palestrantes foram: "A importância da fitossanidade no agronegócio" Prof. Dr. José Roberto Postali Parra – ESALQ/USP; " Mudanças climáticas e implicações na fitossanidade" Dra. Raquel Ghini- Embrapa Meio ambiente, Jaguariúna, SP; Mesa redonda 1: Modelos de tomada de decisão no manejo fitossanitário de : "Nematoides"  Prof. Dr. Jaime Maia dos Santos, FCAV/UNESP, Jaboticabal, SP;" Insetos e ácaros"Dr. Edison Ryoiti Sujii, Embrapa Recursos Genéticos, Brasília, DF; "Patógenos de plantas" Prof. Dr. Armando Bergamin Filho – ESALQ/USP, Piracicaba, SP; "Plantas daninhas" Prof. Dr. Edivaldo Domingues Velini – FCA/UNESP, Botucatu, SP; palestra: "Avaliação de riscos de produtos fitossanitários em organismo não alvo" Dr. Fernando Hercos Valicente – Embrapa Milho e Sorgo, Sete Lagoas, MG; Mesa redonda 2: Desenvolvimento de resistência: "Insetos e ácaros" Eng. Agr. Luis Antonio Pavan, Presidente do IRAC-BR; "Patógenos de plantas" Drª Silvânia Helena Furlan,  do FRAC-BR;  "Plantas daninhas" Dr. Roberto Estevão Toledo, Vice-Presidente do HRAC-BR; palestras: "Manejo fitossanitário em cultivos orgânicos" Dr. Sebastião Wilson Tivelli, Apta UPD São Roque, SP; "Manejo fitossanitário em cultivos orgânicos de cana-de-açúcar" Eng. Agr. Eduardo Garcia, Faz. São José, Jaboticabal, SP; "Manejo fitossanitário em cultivo orgânico de palma (azeite-de-dendê)" Eng. Agr. MSc. Ricardo Salles Tinôco, Agropalma, Tailândia, PA; Mesa redonda 3: Situação atual do manejo fitossanitário em culturas extensivas: "Soja" Eng. Agr. Lycurgo Iran Nora, Consultoria Nora, Sorriso, MT; "Algodão" Dr. Marcos Massamitsu Iamamoto, MCI Assessoria em Fitopatologia, Jaboticabal, SP; "Milho" Eng. Agr. MSc. Elderson Ruthes, Fundação ABC, Castro, PR; Mesa redonda 4: Perspectivas e desafios da fitossanidade: "Avanços nas formulações e uso da nanotecnologia" Prof. Dr. Moacir Rossi Forim, Departamento de Química, UFSCAR de São Carlos, SP; "Impacto das plantas geneticamente modificadas no manejo fitossanitário" Dr. Ivan Cruz, Embrapa Milho e Sorgo, Sete Lagoas, MG; "Integração das especialidades e desafios na formação de recursos humanos para o manejo fitossanitário" Dr. Fabio Maximiano de Andrade Silva, DuPont, Paulínia, SP.

A realização do evento permitiu a publicação de 187 trabalhos científicos (resumos expandidos) que foram publicados nos anais do II CONBRAF. Houve a apresentação de oito trabalhos na forma oral e 179 apresentações na forma de pôster. Ambas as sessões, oral e pôsteres, proporcionou momentos de importantes discussões, no qual, todos os envolvidos atuaram no compartilhamento de suas pesquisas, sendo as dúvidas sanadas e novos contatos realizados pelos participantes.

O apoio financeiro concedido pela CAPES ao II CONBRAF foi de grande valia, sendo a principal fonte de recurso do evento obtido por patrocínio.

Outros momentos importantes de discussão foram mesas redondas mediadas por um debatedor com experiência nos respectivos assuntos ocorridas após o término de cada período do ciclo de palestras. Nestes momentos, os participantes também tiveram a oportunidade de compartilhar os seus conhecimentos e contribuir para com o aprendizado de todo o público do evento.

Os Anais do  II CONBRAF foi produzido na forma de mídia eletrônica (CD-ROM). A publicação produzida seguiu as normas da ABNT e encontra-se devidamente registrada com o ISSN 2236-7195. Nos Anais constam os resumos expandidos dos trabalhos apresentados; Nos Anais também consta uma seção onde os palestrantes inseriram textos originais relativos à temática de sua palestra. Os Anais do II CONBRAF teve uma tiragem de 300 unidades. Parte desse número foi entregue a todos os participantes do evento, outra parte distribuída para as bibliotecas de algumas universidades e instituições de pesquisa.

O público participante do II CONBRAF foi composto por alunos de graduação (35) e de pós-graduação(11), professores e pesquisadores (2), produtores rurais e profissionais liberais(47) e alunos de nível técnico  ligados a agricultura(17).

Após a finalização do evento foi possível concluir que foram alcançados os objetivos propostos inicialmente que foram o de levar ao setor produtivo e aos estudiosos da fitossanidade, bem como de áreas relacionadas, os conhecimentos recentemente adquiridos em pesquisas no controle de pragas, doenças, plantas daninhas, tecnologia de aplicação e segurança na aplicação, bem como os aspectos sócio - econômicos destes assuntos e seus impactos no complexo produtivo nacional.

bottom of page