top of page

Apresentação do III Conbraf

 

A população humana no mundo vem crescendo ao longo de sua história. O primeiro bilhão de habitantes foi atingido no início do século XIX (1802). De lá para cá, temos vivido um crescimento vertiginoso com novos bilhões de habitantes surgindo em períodos menores que duas décadas, por toda a segunda metade do século XX e primeira década do século XXI. Atualmente a população mundial é de cerca de 6,8 bilhões de habitantes, concentrada principalmente na Ásia, que abriga mais de 60% deste contingente. Esta população mundial demanda uma quantidade impressionante de bens de consumo oriundos da agricultura, dentre estes os alimentes, o que exige uma resposta à altura do setor produtivo. Somente considerando os produtos como o trigo, o arroz, as oleaginosas e a carne, mais de 1,54 bi de toneladas destes alimentos são consumidos anualmente pela população mundial.

O Brasil é um dos principais ícones desta realidade, pois possui considerável quantidade de área agricultável disponível, aptidão edafoclimática que o propicia múltiplos cultivos anuais em uma mesma área, intensificando a capacidade produtiva e podendo ainda ampliar, através de boas práticas, a produtividade de diversas culturas como têm sido verificado frequentemente nas últimas décadas.


Entretanto, esta responsabilidade e crescimento não são isentos de alguns efeitos colaterais, como o aparecimento de organismos específicos e especializados com os quais o homem compete na utilização de terras e do ambiente e mesmo pelos cultivos. Sendo assim, a máxima compreensão dos fatores envolvidos com o setor produtivo se faz fundamental tanto para o fornecimento dos produtos necessários a segurança alimentar e a sobrevivência da população, quanto para a sustentabilidade do agro ecossistema viabilizando a manutenção da capacidade produtiva e do equilíbrio social, econômico e ambiental.

Grande parte do impacto causado pela agricultura já resultou em consequências com as quais temos que lidar e desenvolver soluções. Com a uniformidade da flora causada pelo cultivo de espécies únicas em grandes áreas, diversos animais, principalmente insetos e ácaros, agentes patogênicos e uma grande quantidade de espécies vegetais, ocorrem nos cultivos demandando ações, sem as quais as colheitas podem não satisfazer a necessidade de produção compatível com a demanda atual.

A principal forma de controle destes organismos praticada em todo o mundo é a aplicação de produtos fitossanitários sintetizados quimicamente. No Brasil o consumo destes produtos cresceu em valores monetários absolutos, mais de 600% nas últimas duas décadas o que coloca o país entre os maiores mercados do mundo. Este uso, entretanto, se não for bem equacionado, pode resultar em impactos indesejáveis devido a práticas inadequadas de aplicação, como a contaminação de solos, da água e do ar e a intoxicação humana.

A discussão de um conjunto de técnicas que visem o equilíbrio do agro ecossistema é uma necessidade premente considerando o convívio indistinto da humanidade em todo o planeta. A produção integrada de cultivos, a capacitação técnica dos profissionais envolvidos, o entendimento e a determinação de diretrizes para as boas práticas agrícolas relacionadas ao tratamento fitossanitário é uma necessidade constante diante das características intrínsecas da agropecuária. 

O III Congresso Brasileiro de Fitossanidade (III Conbraf) tem como objetivos difundir conhecimentos, complementar a formação e promover a troca de informações e experiências entre profissionais, produtores e estudantes, sobre os aspectos da fitossanidade no Brasil e no mundo.

Um time seleto de especialistas foi convidado para abordar de maneira holística em suas apresentações, temas atuais relacionados à fitossanidade, que refletem as necessidades e demandas do setor, na busca pela Agricultura Sustentável. Ao final de cada período de apresentações há discussões entre os palestrantes e os presentes, inclusive da plateia, para esclarecimentos e encaminhamento de assuntos conforme a pertinência.

O III Conbraf será realizado no período de 19 a 21 de agosto de 2015, no Centro de Convenções do Hotel Majestic em Águas de Lindóia, SP. Centro amplo e agradável cercado por belezas naturais, em um clima saudável de montanha no Circuito das Águas Paulista. 

Neste volume dos Anais do III Conbraf estão os resumos expandidos e as palestras disponibilizadas, que reúnem os trabalhos realizados por professores, pesquisadores, profissionais, consultores, produtores e estudantes, dedicados à fitossanidade, todos engajados no desenvolvimento nacional e na sustentabilidade incondicional.

A Comissão Organizadora do III Conbraf, composta de professores, funcionários e alunos do Departamento de Fitossanidade do Câmpus de Jaboticabal da UNESP, agradece por sua participação.

 

Jaboticabal, janeiro de 2015,

 

Prof. Dr. Marcelo da Costa Ferreira - Presidente do III Conbraf
Depto. Fitossanidade, Câmpus de Jaboticabal/UNESP

bottom of page